Menu fechado

Silvia Andreasi tem formação médica em Psiquiatria e é Fotógrafa e Artista Digital autodidata, com preferência pela criação de Fotografia Fine Art.

É apaixonada pelo Storytelling através de imagens e obtém inspiração do universo arquetípico que permeia a criação ficcional contemporânea, cuja fonte está no simbolismo inconsciente coletivo, e é o principal vocabulário que permite à alma humana se comunicar com o corpo emocional .

Suas imagens fotográficas não são instantâneos de uma realidade, mas uma construção complexa que une sua percepção a uma realidade multidimensional, sendo a maioria delas o resultado de um mergulho intuitivo no universo arquetípico da Alquimia.

Sua técnica preferida é fotografar uma infinidade de cenas, personagens e texturas que são compostas e manipuladas digitalmente para formar uma imagem final.

Tem também criado bonecas articuladas, utilizando porcelana fria, elásticos, arames e restos de tecidos, que são esculpidas integralmente pela artista, sem moldes ou fôrmas (cada uma é única), para serem utilizadas como personagens fotografadas dentro de suas obras.

A artista compreende que, em qualquer processo de criação, o simbolismo arquetípico é um dos principais elementos que ajudam a encontrar soluções para os anseios cotidianos, e é fonte de apoio no enfrentamento das sombras comuns, anseios luminosos e pesadelos partilhados pela humanidade.

As Buffa Dolls são apresentadas no portfolio deste site e representam uma reação à necessidade de gerar personagens alternativos no contexto do autorretrato e aos personagens planificados ofertados no mercado de Inteligência Artificial.

A criação de imagens arquetípicas únicas é o principal formato terapêutico junto a seus clientes, e o processo criativo é usado como instrumento de análise, autoconhecimento e cura psíquica.

Sua questão-chave é investigar, propor e auxiliar na compreensão entre o potencial criativo, o conteúdo simbólico e as histórias que se encontram dentro de nós à espera de serem descobertas e compreendidas para serem contadas.

EXPOSIÇÕES

XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores – Julho/2019 (exposição de artistas selecionados).

Festival Paraty em Foco – 2018 – Agosto/2018 (exposição online e menção honrosa ).

XXX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco – Julho/2018 (exposição de artistas selecionados e 01 menção honrosa).

7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul – Julho/2017 (exposição, catálogo e 02 menções honrosas) .

XIX  Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores – Junho/2017 (exposição, catálogo, 02 menções honrosas e 01 terceira colocação).

Respira SP 2016 – O Feminino na Cidade – 2016 / 2017 (exposição coletiva e catálogo).

XX Salão Nacional de Arte Fotográfica – Fotoclube de Londrina – Novembro/2016 (exposição de artistas selecionados e catálogo online).

52º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica – Agosto/2016 (exposição de artistas selecionados).

6º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul – Agosto/2016 (exposição, catálogo e 02 menções honrosas).

XXIX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco – Junho/2016 (exposição de artistas selecionados).